GPS

Atualizada em 19/11/14 09:21

Melhoria de Processos de Software do Cercomp

A iniciativa de Melhoria de Processos de Software (MPS) no CERCOMP começou em setembro de 2007, com uma reunião entre membros e colaboradores do CERCOMP, na qual foram apresentados os principais objetivos do projeto e definido o plano de ação para os meses seguintes.

Como parte desse projeto, foi criado o GPS (Grupo de Processos de Software) com a meta de conduzir as melhorias na organização.

As atividades do GPS iniciaram com um diagnóstico das práticas realizadas no CERCOMP, relacionadas ao desenvolvimento e à manutenção de software. A partir do resultado desse diagnóstico, foi feito um planejamento para definição de processos de software. No primeiro momento, optou-se por definir os seguintes processos: Gerência de Projetos, Gerência de Requisitos, Gerência de Configuração e um processo preliminar (adaptação do que já existia) de Solução Técnica (Análise, Design e Teste). Esses processos foram compilados em um documento, chamado de Manual de Produção de Software do CERCOMP.

Depois da definição e treinamento nos processos, foi realizado um projeto piloto com o objetivo de testar os processos elaborados. Os resultados do estudo levaram a uma revisão dos processos e atualização do manual.

No início do ano de 2009, percebeu-se ainda a necessidade de se detalhar o processo de Solução Técnica. Para tanto, foi convocada uma equipe a parte do GPS, com responsabilidade para detalhar os processos de Análise e Design. Essa atividade resultou em nova versão do Manual, lançada em Maio do mesmo ano.

Atualmente, a equipe do GPS é composta por cinco funcionários da Divisão de Sistemas do CERCOMP, sendo que os trabalhos da equipe já geraram os seguintes benefícios:

Além disso, o GPS tem realizado algumas outras ações que incluem:

Modificado em 12/04/2011.