FAQ - Perguntas Frequentes - SICAD+

Por Humberto Mariano

FAQ - Perguntas Frequentes - SICAD+

Verifique se a sua dúvida referente ao Sistema de Consulta das Atividades Docentes (SICAD+), lançado em 2022, está listada a seguir.

Ano base

Como saber se a atividade deveria ser exibida para o ano base vigente?
Normalmente é considerado o ano civil como o ano base, ou seja, atividades compreendidas entre 01 de janeiro a 31 de dezembro. Atividades iniciadas neste período ou que foram iniciadas antes e tiveram continuidade, salvo especificidades de cada categoria, devem ser exibidas.
Como saber a data limite que tenho para conferir as informações?
A data limite para conferência referente ao ano base exibido está situada acima dos quadros de pontuações na página inicial. É recomendado que a conferência seja realizada periodicamente durante o ano, de forma que os problemas possam ser resolvidos pontualmente. Geralmente acontece um grande aumento de relatos de problemas próximo da data limite de conferência, o que acarreta em dificuldades para a equipe responsável no atendimento de todas as solicitações.
Como preencher as informações que estão faltando?
O SICAD+, a partir de 2022, apenas exibe as informações cadastradas nos sistemas de origem dos dados. É preciso identificar qual é o sistema de origem para inserir a informação desejada nele. Exemplo: SIGAA Produção Intelectual, SIGAA Pesquisa, SIGAA Extensão, etc..

Pontuações

A pontuação apresentada na página inicial será minha pontuação final?
Não, a pontuação é apresentada de acordo com o tipo de atividade, mas os limites aplicados a cada categoria devem ser calculados pela Comissão de avaliação da unidade e de acordo com a Resolução Consuni 18/2017.
Tem uma atividade que está com pontuação 0 (zero), o que fazer?
Primeiro verifique nos detalhes correspondentes à atividade, se o item correspondente na resolução está identificado.
  • Se não houver item da resolução identificado, verifique na Resolução Consuni 18/2017 qual item deveria ser o correspondente e comunique através de abertura de chamado para o CERCOMP: https://oscercomp.ufg.br/. Algumas atividades, apesar de serem importadas, permanecerão com pontuação 0 (zero) por não estarem especificadas na resolução.
  • Se o item da resolução está identificado, verifique se falta alguma informação necessária no sistema de origem. Por exemplo, se for por uma produção técnica, verifique no módulo SIGAA Produção intelectual se todos os campos obrigatórios no formulário referente àquela produção estão preenchidos.

Problemas encontrados

Como relatar um problema encontrado?
Verifique o sistema de origem referente ao menu onde foi encontrado o problema. Ele está indicado no rodapé, após a listagem das informações.
  • Se o problema também acontece no sistema de origem, entre em contato com o responsável pelo sistema de origem, conforme indicado no rodapé.
  • Se está tudo correto no sistema de origem e o problema permanece no SICAD+, abra um chamado para o CERCOMP em https://oscercomp.ufg.br/.
Como abrir um chamado para o CERCOMP?
  1. Acesse https://oscercomp.ufg.br/
  2. Selecione "Cria um chamado"
  3. Selecione a opção "Acompanhar por e-mail" = Sim, para receber notificações das atualizações.
  4. Preencha o formulário, conforme as orientações a seguir:
    • Categoria: Selecione "TRIAGEM - SAU/CERCOMP/UFG"
    • Título: Escreva o nome do sistema e um resumo do problema encontrado.
      Exemplo: SICAD+ - Item não está pontuado
    • Descrição: Descreva o problema encontrado, preferencialmente com o maior número de informações possível. Se for um erro, anexar uma foto ou print screen da tela com o erro encontrado ajuda o responsável a identificar o problema com mais agilidade.
      Exemplo: se uma atividade de extensão não está sendo pontuada, informe qual é a atividade com problema e indique qual o item da Resolução Consuni 18/2017 - Anexo II - é o correspondente.
Recomendamos que o chamado seja acompanhado também pelo sistema (GLPI). No menu "Processando chamado" é possível acompanhar todo o histórico das mensagens e adicionar mais mensagens (acompanhamentos) se desejado.

Acesso

Tive mais de um vínculo em um ano base. Como acessar o outro vínculo?
Por enquanto, é preciso solicitar ao Diretor da Unidade acadêmica que gere o seu relatório referente ao outro vínculo.
Não consigo acessar o SICAD+, o que fazer?
Abrir um chamado para o CERCOMP em https://oscercomp.ufg.br/. Especifique qual é o papel desejado: acesso como docente, como diretor de unidade acadêmica ou comissão de avaliação. Por gentileza, anexar no chamado a portaria de nomeação ou designação, no caso de diretor ou comissão.

Dados Pessoais e Funcionais

Meus dados pessoais e/ou funcionais estão errados. Como corrigir?
Entre em contato com a DAP/Propessoas solicitando a correção.

Ensino

A turma que lecionei não está sendo listada. O que fazer?
Verifique no SIGAA e/ou junto à Coordenação do curso se:
  • A data de início da turma está compreendida no ano civil referente ao ano base que está sendo conferido.
  • O seu vínculo ativo é o que está de fato vinculado à esta turma.
  • Há alunos vinculados a esta turma.
  • Qual é a situação da turma no sistema de origem. No SIGAA, a turma deve estar aberta ou consolidada. Turmas interrompidas não serão listadas.
A carga horária da turma está errada. Como corrigir?
Entrar em contato com a Coordenação do curso responsável pela turma e solicitar a correção da carga horária.
Como posso informar que uma turma é conjugada?
Por enquanto, somente o módulo Graduação traz informações sobre conjugação. Está pendente de customização o acréscimo de conjugação entre turmas do mesmo nível ou de diferentes níveis no SIGAA. Sendo assim, turmas conjugadas devem ser informadas à Comissão de avaliação da unidade acadêmica.
Está sendo exibida uma turma que eu não lecionei. Como retirar?
Solicite para a Coordenação do curso referente à esta turma, pois pode ter acontecido um erro de cadastro ou falta de atualização.

Produção Intelectual

A minha produção não está sendo exibida. O que fazer?
Verifique no SIGAA Produção intelectual, menu "Minhas produções - Lattes" se a produção desejada está listada. Se não estiver, é preciso verificar no Lattes se ela está cadastrada corretamente, caso seja de alguma das categorias importadas do Lattes e exibidas neste menu. Se a produção não se encaixar nas categorias listadas no menu "Minhas produções - Lattes", significa que ela precisará ser cadastrada pelo docente no menu "Outras produções".
A minha produção está com pontuação 0 (zero). O que fazer?
Verifique no SIGAA Produção intelectual, na tela de alteração da produção, se todos os campos obrigatórios estão preenchidos. Alguns tipos de cadastros precisam de informações complementares, que não constam no Lattes, para que possam ser pontuadas corretamente.
Atualizei o Lattes mas as produções não estão aparecendo no SIGAA Produção intelectual. O que fazer?
As atualizações realizadas no Lattes podem demorar até 72h para serem aprovadas pelo CNPq e ficarem disponíveis para importação. Por gentileza, verifique novamente depois deste período. Se após este tempo a produção não for exibida no SIGAA Produção intelectual, abra um chamado para o CERCOMP em https://oscercomp.ufg.br/.

Extensão

A atividade de extensão não está sendo exibida, o que fazer?
Verifique se:
  • Foi cadastrado o relatório parcial ou final da ação de extensão.
  • Se a ação de extensão teve início ou estava em andamento no ano base.
  • Se o relatório da ação de extensão foi aprovado pela unidade acadêmica e pela PROEC antes da data limite de conferência do ano base.
Os membros da equipe executora de uma atividade de extensão e/ou a carga horária estão errados. O que fazer?
É preciso fazer a correção no SIGAA Extensão, durante a realização do relatório parcial ou final.

Administrativas

A atividade administrativa não está sendo listada. O que fazer?
Verifique junto à Propessoas se a portaria referente à atividade está cadastrada no SIG Portarias e se as informações estão preenchidas corretamente.

Representação

A representação não está sendo listada. O que fazer?
Verifique junto à Propessoas se a portaria está cadastrada no SIG Portarias e se as informações estão preenchidas corretamente.

Outras Atividades

Orientações

Minha orientação do tipo "Aluno orientado em estágio curricular obrigatório" ou "Aluno orientado em estágio curricular não obrigatório ou estágio docência" não está sendo listada. O que fazer?
Acesse o menu no SIGAA "Produção intelectual - Outras produções" e cadastre as orientações. Caso isso já tenha sido feito, verifique se o ano é igual ao ano base, no caso de orientações concluídas, ou se é igual ou anterior ao ano base no caso de orientações em andamento.
Minha orientação do tipo "Aluno orientado em estágio curricular obrigatório" ou "Aluno orientado em estágio curricular não obrigatório ou estágio docência" não está sendo pontuada corretamente. O que fazer?
Acesse o menu no SIGAA "Produção intelectual - Outras produções" e verifique se o campo "Tipo de Participação" está marcado como "Orientador".
Minha orientação de Mestrado, Doutorado, Especialização, Graduação ou Iniciação Científica não está sendo exibida. O que fazer?
  • Verifique se a orientação está cadastrada no Lattes.
  • Verifique se a orientação foi importada corretamente e está sendo exibida no SIGAA, no menu "Produção intelectual - Minhas produções - Lattes".
  • Verifique se o ano é igual ao ano base, no caso de orientações concluídas, ou se é igual ou anterior ao ano base no caso de orientações em andamento.

Bancas e Cursos

Participei de uma banca (mestrado, doutorado, graduação, especialização, etc.) e não está sendo listada. O que fazer?
Verifique se:
  • A banca está cadastrada no Lattes.
  • A banca está sendo listada no SIGAA Produção intelectual, menu "Minhas produções - Lattes."
  • O ano da banca é igual ao ano base.

Afastamentos

O afastamento não está sendo listado. O que fazer?
Verifique junto à Propessoas se a portaria está cadastrada no SIG Portarias e se as informações estão preenchidas corretamente.

Relatórios

O relatório de um determinado ano base não está sendo gerado e/ou é informado erro. O que fazer?
Abra um chamado para o CERCOMP em https://oscercomp.ufg.br/, informando qual é o ano base que está com problema e nome do docente.