Professor Iwens Gervasio Sene Júnior, presidente da Metrogyn, recebe certificado

SeTI comemora certificado de prata da Rede Metrogyn

Por Rodineli Mendes . Em 09/09/19 14:26.

Premiação foi oferecida a redes metropolitanas institucionalizadas e desenvolvidas com nível de maturidade avançado

A Rede Comunitária de Educação e Pesquisa da Região de Goiânia-GO (Metrogyn), gerida pela Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI) da UFG, foi premiada com o certificado prata durante o Fórum da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A premiação foi oferecida a redes metropolitanas institucionalizadas e desenvolvidas, com nível de maturidade avançado, levando em consideração os aspectos de Governança, Técnicos e Jurídicos.

Receberam certificados ouro as redes Gigacandanga, do Distrito Federal, e a GigaNatal, de Natal (RN). Oito Redes Metropolitanas receberam certificados prata por estarem a caminho da institucionalização. Foram elas a Remessa (Salvador), MetroPoa (Porto Alegre), Redecomep Campo Grande, MetroCG (Campina Grande), MetroJP (João Pessoa), Rede Poti (Teresina), Remep-FLN (Florianópolis) e MetroGyn (Goiânia).

A Rede Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep) é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através da FINEP, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da RNP. O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infra-estrutura de fibras ópticas próprias voltadas para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes de forma a assegurar sua auto-sustentação.

Certificado_Rede_Desenvolvida.jpg

Professor Iwens Gervasio Sene Júnior, presidente da Metrogyn, recebe certificado

 

Metrogyn

A Rede Comunitária de Educação e Pesquisa da Região de Goiânia (METROGYN) foi criada a partir de Memorandos de Entendimentos assinados entre as diversas instituições participantes, sendo os primeiros assinados entre 24/06/2005 e 27/07/2005, e tem por objetivo a integração das instituições de pesquisa e educação da região de Goiânia-GO, bem como a interligação com a rede global de pesquisa e educação via RNP visando assim a formação de uma rede metropolitana de alta velocidade na Região Metropolitana de Goiânia com infraestrutura própria.

A rede é uma infraestrutura de Fibra Ótica de alta velocidade, que contorna a cidade de Goiânia em Anel totalizando 69 Km que interliga os parceiros a estrutura de comunicação, maiores informações podem ser obtidas no endereço https://metrogyn.ufg.br

Fator determinante para a implantação da METROGYN foi o uso da infra-estrutura de passagens das Centrais Elétricas de Goiás - CELG que, por meio de um convênio firmado com a RNP e UFG, disponibilizou os seus postes para instalação dos cabos ópticos em troca do direito de uso de dois pares de fibras no backbone da rede.

Atualmente a Metrogyn tem 16 partícipes e está em plena expansão, oferecendo às instituições que a compõe, dentre outros benefícios, alta velocidade de conexão de dados, economia advinda do uso de fibras ópticas dedicadas, estabilidade a partir de um sistema de dupla abordagem, protocolo IPv6, conexão com backbone da RNP que permite acesso aos serviços da RNP às instituições qualificadas por ela.

 Assinatura_Prot_Intensoes_UFG_RNP.jpg

Assinatura de Protocolo de Intenções entre a RNP e a UFG

 

Fonte: Secom/UFG

Categorias: notícias