Especificação Notebook com Windows e Linux - 2012

Por Ricardo Paula. Em 16/03/12 08:57. Atualizada em 21/08/14 11:45.

Notebook com Windows e Linux

1 Placa Mãe1.1 Suporte a 2 (dois) slots de memória RAM do tipo SODIMM DDR3 que permitam expansão para até 8GB.

1.2 Chipset do mesmo fabricante do processador.

1.3 Dois ou mais conectores USB 2.0 e um conector Combo (USB/e-Sata).

1.4 Saída VGA D-Sub 15 para monitor externo e saída DisplayPort ou mini DisplayPort. Suporte para operação simultânea de tela e monitor.

1.5 BIOS em Flash EPROM (ROM), atualização por software de gerenciamento e Plug and Play. Na inicialização do microcomputador, deverá ser mostrado na tela o nome do fabricante do equipamento.

1.6 Suporte a boot por pendrive ou disco USB 2.0.

1.7 Deverá possui um leitor de cartões de memória com capacidade de leitura de, no mínimo, 2 (dois) tipos memória (MMC e SD).

1.8 Controladora Serial ATA integrada com dois canais para gerenciamento disco rígido e unidade óptica.

1.9 Controlador de som estéreo 16 bits, com conectores para mic-in e line-out para entrada de microfone e saída para fone de ouvido, respectivamente. Auto falantes integrados ao notebook.

1.10 Chip de segurança TPM versão 1.2 (Trusted Platform Module) integrado, acompanhado de software desenvolvido pelo mesmo fabricante do equipamento para sua implemantação e gerenciamento. O chip deverá fazer parte do projeto original da placa mãe

1.11 A Placa mãe deve:Ser projetada e desenvolvida pelo mesmo fabricante do equipamento ofertado, com o nome serigrafado, não sendo aceitas placas de livre comercialização;Permitir gerenciamento remoto, com acesso a BIOS, permitir iniciar o microcomputador a partir de uma imagem (.ISO) em um compartilhamento de rede ou CD ou disquete no console de administração, mesmo com o equipamento desligado;Permitir ligar e desligar o notebook remotamente, com controle de acesso, em horários programados, independente do estado do sistema operacional;Permitir acesso remoto via hardware, através de conexão TCP/IP, à interface gráfica do notebook (KVM over IP), com controle total de teclado, monitor e mouse, independente do estado, tipo e versão do sistema operacional instalado no notebook ofertado, com controle remoto total da BIOS e visualização das telas de POST e telas gráficas do sistema operacional;Permitir instalação de sistemas operacionais remotamente, com acesso remoto ao teclado e mouse, além da visualização remota gráfica das telas de instalação;Ter a capacidade de ser gerenciada mesmo quando estiver fora da rede corporativa, conectada na internet e usando NAT. As configurações das funcionalidades de gerenciamento presentes na placa-mãe deverão ser feitas sem a necessidade de intervenção presencial à máquina, mesmo com o sistema operacional inoperante;Oferecer recursos de gerenciamento baseado em hardware que funcionem em redes seguras (Microsoft NAP ou Cisco NAC).

2 Processador

2.1 Clock mínimo de 2,50GHz.

2.2 Memória cache mínima de 3MB.2.3 Consumo máximo de 35 watts TDP.

2.4 Processador com 2 (dois) núcleos e 4 (quatro) Threads, cujo processo de fabricação esteja vigente.

2.5 Compatível com instruções x86-x64 ou EMT64.

2.6 Suporte a virtualização de hardware.

2.7 Tecnologia vPro, tecnologia Trusted Execution (TXT) e tecnologia Turbo Boost.

3 BIOS

3.1 Compatível com o padrão Plug & Play.

3.2 Função de registro de número de patrimônio em memória não-volátil, podendo esses números ser lidos remotamente através de comandos DMI 2.0 ou superior.

3.3 Possuir senhas de Setup para Power On, Administrador e Disco rígido.

3.4 A BIOS deverá ser implementada em memória “flash”, atualizável diretamente pelo microcomputador, projetada e desenvolvida pelo mesmo fabricante do equipamento ofertado.

4 Memória RAM

4.1 Capacidade de 4GB, padrão DDR3, frequência de 1066MHz ou superior, padrão SODIMM, com suporte à tecnologia “dual channel”. Fornecimento de dois módulos de 2GB com ativação do “dual channel”. Expansível até 8GB em modo dual channel.


5 Interfaces de Rede

5.1 Adaptador de rede integrado, com conector RJ45 fêmea, compatível com os padrões Ethernet 10/100/1000 “autosensing” e compatível com TCP/IP. A controladora de rede deve ter suporte para Wake-on-LAN (WOL), PXE e AMT ou tecnologia semelhante.

5.2 Interface de rede wireless integrada, mini PCI card, suporte aos padrões IEEE 802.11 b/g/n, suporte a WPA/WPA-PSK, WPA2/WPA-PSK, WEP 64-bit e 128-bit e AES-CCMP/Cisco Leap, com duas antenas internas.

5.3 Interface de rede Bluetooth integrada com indicador luminoso e antena interna. Padrão 2.0 ou superior.

6 Unidades de armazenamento

6.1 Unidade de disco rígido interna com capacidade mínima de 320 GB, interface Serial ATA 300 com taxa de transferência de 3Gbps e rotação de 7.200 rpm.

6.2 Unidade Gravadora de DVD interna com interface Serial ATA. Velocidades mínimas de 8X para gravação de DVD+R, 24X para leitura de CD e 8X para leitura de DVD. Deve ser fornecido software de gravação e regravação de CD e DVD.

7 Tela, Interface gráfica e Câmera

7.1 Tela com tecnologia LED, WXGA Widescreen de 14 a 14,1 polegadas.

7.2 Controladora de vídeo integrada ao processador.

7.3 Frequência da base gráfica de 650 MHz.

7.4 Comunicação entre controladora de vídeo e chipset via barramento FDI (Flexible Display Interface).

7.5 Resolução máxima de 1366x768 e suporte a 16 milhões de cores7.6 Suporte aos padrões VESA, SXGA, XGA, SVGA, VGA e aceleração 2D, 3D.

7.7 Câmera de vídeo integrada com resolução máxima de 720p ou 1080p.

8 Gabinete, Teclado e Mouse

8.1 Gabinete de alta resistência, entrada para cabo de segurança padrão Kensington Lock, peso máximo de 2,4 Kg com bateria, HD e gravador de CD/DVD instalados.

8.2 Trava para fechamento completo do notebook, protegendo contra entrada de objetos entre o teclado e a tela do equipamento.

8.3 Gabinete com no mínimo 01 (um) alto-falante interno com potência mínima de 1 Watt.

8.4 Chave liga-desliga que ative ou desative completamente a interface Wireless, com suporte no hardware do equipamento.

8.5 Teclado Padrão AT de 87 teclas, com 95% de correspondência com o padrão ABNT-2, teclado numérico embutido, teclas Windows e todos os caracteres da língua portuguesa. A impressão sobre as teclas deverá ser do tipo permanente, não podendo apresentar desgaste por abrasão ou uso prolongado. O teclado deve possuir sistema de proteção contra derramamento de líquidos.

8.6 Dispositivo apontador integrado do tipo Touchpad com dois botões e Scroll.

9 Fonte de alimentação e Bateria

9.1 Fonte de alimentação com comutação automática 100-240 V, compatível com o notebook.

9.2 Bateria primária de íons de lítio de 6 células, com autonomia mínima, no início de sua vida útil, de 2,5 h.

10 Sistema operacional

10.1 O equipamento deverá ter uma licença do Windows 7 Professional 64 bits OEM devidamente instalada na forma de imagem padrão customizada pelo contratante.  

10.2 O equipamento deverá ter instalado o sistema operacional GNU/Linux, cuja distribuição GNU/Linux será fornecida pelo contratante.

10.3 A proponente deverá, antes do fornecimento do equipamento, enviar uma amostra do mesmo ao contratante para configuração do HD padrão contendo os sistemas operacionais mencionados nos itens “A” e “B”. Todos os equipamentos ofertados deverão possuir disco rígido com a imagem do HD padrão.

10.4 Deve ser fornecida mídia única ao contratante para a instalação/restauração da imagem padrão do sistema operacional mencionado em todos equipamentos. Não será permitido fornecimento de uma mídia por equipamento ofertado.

10.5 Deverá ser fornecida mídia única ao contratante com todos os drivers de dispositivos de hardware instalados nos equipamentos, para o sistema operacional Windows 7, não sendo permitido fornecimento de uma mídia por equipamento.

11 Maleta para Transportes

11.1 Maleta em couro sintético ou nylon com espaços para fonte de alimentação e cabos desenvolvida pelo mesmo fabricante do equipamento.

12 Segurança e Ergonomia

12.1 Deverá ser comprovada a adequação à norma de segurança IEC 60950 (adotada pelo Inmetro) ou UL 60950.

13 Compatibilidade

13.1 Para o modelo de microcomputador ofertado, deverá ser comprovada a compatibilidade com o sistema operacional Windows 7 Professional, mediante presença no relatório HCL da Microsoft devidamente atualizado.

13.2 Deverá ser comprovada a compatibilidade com o sistema operacional Linux em pelo menos uma distribuição, mediante presença no relatório HCL (Hardware Compatibility List) correspondente, devidamente atualizado.

13.3 O fabricante deve comprovar, mediante declaração, que equipamento ofertado não está em processo de descontinuidade ou já descontinuado na data do certame.

14 Meio ambiente

14.1 Para o modelo do equipamento ofertado deverá ser comprovada a adequação as normas ambientais, através do site www.epeat.net, na categoria “Gold”, para equipamentos comercializados no Brasil.

14.2 Os equipamentos deverão ser fornecidos em embalagens recicláveis.

14.3 O fabricante do equipamento deverá comprovar que possui certificação ROHS.

15 Garantia e assistência técnica

15.1 O proponente deverá apresentar carta do fabricante se responsabilizando pela garantia dos produtos ofertados no período exigido no edital e informando a empresa ou responsável que prestará assistência técnica em Goiânia - GO.

15.2 A garantia oferecida pelo fabricante deve ser do tipo on-site, com duração mínima de 48 meses.

15.3 A abertura de chamado será feita através de ligação telefônica ou WEB Site, caso o local de abertura de chamado não seja a cidade de Goiânia. As ligações para os telefones de abertura de chamado deverão ser gratuitas.

15.4 O Acordo de Nível de Serviço oferecido pelo fabricante deve estabelecer prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas corridas para o início do atendimento e prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas corridas para a solução do problema.

15.5 Um chamado somente poderá ser fechado após confirmação de responsável do departamento e o término de atendimento se dará com a disponibilidade do recurso para uso em perfeitas condições de funcionamento no local onde o mesmo está instalado.

Arquivo no formato pdf