Interrogação

Dúvidas sobre o e-mail

Por Marcello Moura. Em 20/08/13 13:54. Atualizada em 18/05/18 09:01.

O serviço de e-mail pode gerar dúvidas para os usuários. Está página visa esclarecer as perguntas mais frequentes.

1. Quais as novidades do novo serviço de e-mail?

R: O novo serviço de e-mail possui uma interface mais moderna, com novas funcionalidades e fácil de operar, cota de armazenamento de 1 GB por usuário, 30 MB de limite de anexo, domínio simplificado <usuario>@ufg.br, ferramentas de colaboração como agenda, tarefas, contatos e etc, gerenciamento de listas de distribuição, melhor filtro de spam, integração com o Portal UFGNet para criação da conta de e-mail e recuperação de senhas, maior confiabilidade e rapidez na entrega e recebimento de e-mails.

2. Como acesso minhas mensagens no novo serviço de e-mail?

R: Você pode acessar suas mensagens usando a ferramenta web disponível em: https://webmail.ufg.br. Para entrar na ferramenta utilize seu endereço de e-mail completo (<loginunico>@ufg.br) e a senha do Portal UFGNet. Também é possível configurar sua nova conta em dispositivos móveis, como smartphones, tablets e em leitores de e-mail como Thunderbird, Outlook e outros. Para mais informações veja os tutoriais!

3. Perdi meus emails antigos?

R: Os e-mails antigos continuam armazenados nos leitores de e-mails, como o Outlook e o Thunderbird, além de provisoriamente, até dezembro de 2013, no webmail antigo (https://antigowebmail.ufg.br).

4. Quando foi feita ativação do novo serviço de e-mail?

R: A ativação ocorreu no dia 19/08/2013.

 

5. O que aconteceu com meu antigo endereço de e-mail?

R: O endereço antigo de e-mail, no formato <nome>@<orgão/unidader>.ufg.br não existe no novo serviço, o que significa que, se nenhuma ação for tomada pelo usuário, os e-mails enviados para este endereço retornarão com uma mensagem de erro. No entanto, é possível criar um redirecionador no Portal UFGNet, para que e-mails enviados ao endereço antigo sejam automaticamente encaminhados à nova conta de e-mail. O usuário de e-mail deve cadastrar esse redirecionador no Portal através da opção Informações Pessoais --> Criar E-mail Institucional. 

6. Não estou recebendo e-mail por uma lista que existia no serviço antigo. O que devo fazer?

R: No antigo serviço de e-mail existiam algumas listas no formato <nomedalista>@<setor>.ufg.br, as quais redirecionavam e-mails para um grupo de pessoas. Essas listas, com algumas exceções, não estão disponíveis no novo serviço. Contudo, elas podem ser criadas, sob solicitação por escrito do diretor do orgão/unidade ao CERCOMP, informando o nome da lista desejada e os dados (nome, matrícula SIAPE, telefone e novo e-mail institucional de contato) do servidor que ficará responsável pela gestão da mesma. As novas listas serão criadas no formato <nomedalista>.<orgão/unidade>@ufg.br, ou simplesmente <orgão/unidade>@ufg.br. Para fins de compatibilidade com os endereços de e-mail já previamente divulgados, também será possível implementar redirecionadores usando os nomes antigos.