Boneco desligando disjuntor

Abertura de Chamado

Por Alexandre Melo. Em 31/07/13 16:00. Atualizada em 26/08/16 14:18.

Informamos que o antigo Sistema de Ordem de Serviço do CERCOMP foi desativado em dia 10/08/2013. A partir dessa data, a abertura de ordens de serviço deve ser feita por telefone ou via sistema de ordem de serviço, ver portal do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

lista de serviços atendidos segue abaixo:

  1. Adesão ao Plano Desktop Linux - informações sobre o plano podem ser obtidas no endereço http://www.cercomp.ufg.br/pages/1321.
  2. Instalação, Configuração e Atualização de Desktop Ubuntu Linux - envolve a instalação ou atualização e a configuração de estações de trabalho da UFG com pacote de software recomendado pelo CERCOMP usando Ubuntu Linux. O pacote envolve uma solução completa contendo sistema operacional, software de escritório, navegador web e várias aplicações baseadas em software livre ou gratuito. A mesma solução pode ser adotada pela comunidade universitária em casa e no mercado de trabalho, sem limitação na quantidade de instalações nem custos. O computador é deixado funcionando em rede.
  3. Instalação, Configuração e Atualização de Windows - envolve a instalação ou atualização e configuração de estações de trabalho da UFG usando Windows. Serão instaladas as versões para Windows dos principais programas do pacote de software recomendado pelo CERCOMP, todos baseados em software livre ou gratuito, como o LibreOffice, o Firefox e o GIMP. É preciso que a máquina já possua com uma licença original e válida do Windows a ser instalado. Caso desejado, poderá ser utilizada uma licença de Windows do CERCOMP, com custo para a unidade acadêmica ou órgão solicitante. A instalação de MS Office também poderá  ser feita havendo disponibilidade de licença no CERCOMP e com custo para o solicitante. O computador é deixado funcionando em rede.
  4. Instalação de antivírus - esse serviço envolve a instalação de antivírus nas máquinas Windows da UFG, sendo fortemente recomendado. Será instalado o antivírus homologado pela instituição, sem custo para o solicitante. Note que vários antivírus proprietários possuem uma versão gratuita que pode ser baixada e utilizada exclusivamente em computadores pessoais. Essa limitação não existe na solução homologada, a qual pode ser instalada legalmente nas máquinas da UFG.
  5. Tratamento de máquina infectada - análise e remoção de vírus e de outros programas maliciosos em estações de trabalho.
  6. Instalação dos sistemas da UFG para desktop.
  7. Desbloqueio do Computador.
  8. Instalação e configuração de impressoras/scanner.
  9. Apoio a Vídeoconferência.
  10. Apoio de informárica na realização de eventos.
  11. Dúvidas sobre outros serviços do CERCOMP.

Observações:

O CERCOMP recomenda a adoção de soluções livres e de software gratuito que possam ser legalmente instalados na UFG. O Cercomp não trabalha e não provê atendimento em computador que constar software e/ou  sistema operacional pirata e orienta a todos que, quando as necessidades forem atendidas apenas por soluções pagas, essas devem ser adquiridas. Neste caso, o CERCOMP se prontifica a ajudar na análise e nas especificação de tais soluções.

A realização de ordens de serviço que implicam custo para a unidade acadêmica ou órgão administrativo dependerá de autorização do seu diretor.

A entrega de computador ao CERCOMP deverá ser acompanhada de guia de retirada devidamente preenchida e assinada pelo diretor da unidade/órgão. Se houver necessidade de formatação da máquina, deverá ser entregue também ao CERCOMP o formulário de formatação preenchido e assinado.

Categorias: SOS Ordem de Serviço