Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
Logo do Ubuntu

Sistema Operacional Ubuntu Linux

Por Ricardo Paula. Criada em 23/12/11 00:01. Atualizada em 17/12/13 13:04.

Ubuntu é uma distribuição Linux sul africana baseada no Debiandesenvolvida pela Canônical e bastante popular dada a sua facilidade de instalação e de uso.

Migrando para o Ubuntu Linux

O Ubuntu é a distribuição padrão adotada pelo Centro de Recursos Computacionias da UFG (o CERCOMP) para estações de trabalho da Universidade e recomenda para uso em casa pelos alunos, docentes e técnicos administrativos. A distribuição consiste de um CD inicializável (live CD) e de repositórios online de pacotes para download e instalação. As vantagens para o usuário em utilizar o Ubuntu, bem como uma distribuição Linux em geral, são várias:

  • executar programas mais rapidamente, uma vez que o Linux gerencia melhor os recursos de processamento do seu computador, como a CPU, a memória e os dispositivos periféricos;
  • ter um ambiente de trabalho completo, com aplicações de escritório, acesso à internet, áudio e vídeo, entre outras, sem necessidade de pagar por software adicional;

  • acessar repositórios prontos para a instalação totalmente gratuita e desburocratizada de centenas de outras aplicações;
  • estar menos sujeitos a vírus, trojans e spywares;
  • utilizar um ambiente de trabalho ajustável de acordo com a preferência do usuário, podendo trocar o ambiente gráfico, os temas de cores, o formato das janelas, os ícones de trabalho e muitos outros aspectos que aprimoram a usabilidade de um sistema computacional;
  • estar em dia com os avanços mais recentes no desenvolvimento de programas de computador, incorporados regularmente no Linux; além de
  • poder instalar o mesmo sistema em casa e no trabalho, sem custo algum, uma vez que o Ubuntu é software livre e gratuito.

 

Uma lista com os principais programas incluídos no DVD do Ubuntu é apresentada abaixo:

  • Suite de escritório LibreOffice, com editor de texto, planilha eletrônica, software de apresentação, gerenciador de banco de dados e editor gráficos.

  • Navegador Web Mozilla Firefox.

  • Integração com redes sociais (mensageiro eletrônico, Facebook, Twitter, etc.).

  • Programa de visualização e manipulação de fotos.

    Software de editoração de vídeo.

  • Programas diversos para anotações rápidas, digitalização de imagens, acesso remoto a outros computadores, jogos, reprodução de músicas e de filmes e etc.

  • Aplicação de gerência de pacotes que permite baixar e instalar facilmente centenas de outros programas para Linux.



Instalando o Ubuntu

A instalação de Ubuntu nas máquinas da UFG pode ser solicitada ao Centro de Recursos Computacionais através de uma abertura de chamado. O usuário que deseje realizar a instalação por conta própria deverá baixar o DVD do Ubuntu e seguir as orientações em alguns tutoriais.


 

Obtendo o Ubuntu

O Ubuntu pode ser baixado gratuitamente da Web através do seu site oficial em inglês ou do site da comunidade brasileira, no formato de uma imagem ISO de DVD.  Também é possível baixá-lo de um servidor interno da UFG. Uma vez tendo a imagem é preciso "queimá-la" em uma mídia virgem.

A edição mais nova do Ubuntu é a 13.10 (o primeiro número refere-se ao ano, enquanto que o segundo indica o mês de lançamento). Uma nova edição do Ubuntu é lançada a cada seis meses, acompanhando sempre a evolução dos programas embutidos e com mais recursos. As edições do Ubuntu possuem suporte pela Canonical por 9 meses, com exceção daquelas chamadas de LTS ("Long Time Suport"), as quais têm suporte oficial agora por 5 anos. O CERCOMP somente utiliza versões LTS nas máquinas da UFG, sendo a última delas a de número 12.04 (de abril de 2012), com suporte até 2017.



Hardware Compatível

Recomenda-se utilizar um live CD do Ubuntu para testar a compatibilidade do seu computador com esse sistema operacional. Além disso, para verificar quais equipamentos periféricos são compatíveis com linux, consulte a lista de sites sobre compatibilidade elaborada pelo CERCOMP.



Recursos

Listar Todas Voltar