Software de Escritório LibreOffice

Por Jônatas Rancan. Em 23/12/11 00:01. Atualizada em 16/07/13 11:10.

Migração para LibreOffice

LibreOffice é a principal suite de escritório livre e multi-plataforma utilizada no mundo. 

O LibreOffice está sendo adotado pelo Centro de Recursos Computacionias como aplicação padrão de escritório para a UFG. Além de permitir uma melhor utilização dos recursos públicos da instituição, a adoção dessa suite tem um valor social extremente positivo.

Algumas pró-reitorias e órgãos associados já migraram para LibreOffice, sendo que outros setores estão em fase de migração. Note ainda que os computadores novos adquiridos na UFG já vêm com LibreOffice pré-instalado, ou tal instalação pode ser solicitada ao Centro de Recursos Computacionais através de uma Ordem de Serviço.


Salvando Arquivos

Sempre ao gravar seus arquivos para edição posterior, faça-o utilizando o padrão aberto do OpenDocument (extensões .odt, .ods e .odp, entre outras). Esse padrão é aprovado pela International Organization for Standardization, através do código ISO/IEC 26300:2006 e pela ABNT. Para mais informações sobre o padrão OpenDocument veja os seguintes sites: OASIS e InfoWester.

Também é possível converter automaticamente todos os seus documentos antigos para o padrão OpenDocument utilizando o conversor do LibreOffice no meu Arquivo >> Assistentes >> Conversor de documentos.

Recursos

  • Recursos extras para o LibreOffice no OOTemplates, OOExtensions, OOExtra e LibreOffice (Extensões e Templates) - nesses sites você encontrará mais templates para o Impress, modelos variados de documentos e plugins para o LibreOffice. 
  • CD de Software da UFG - acesse por meio deste link o CD dos software utilizados na UFG.
  • Visualizadores de arquivos do Word, Excel e PowerPoint - esses são programas da própria Microsoft que permitem visualizar arquivos do Microsoft Office sem a necessidade de ter o MS Office completo instalado. Eles são ideais apenas para ler, apresentar na tela e imprimir documentos, não possibilitando editá-los ou convertê-los para outros formatos. 


Perguntas e Respostas

Clique aqui para visualizar algumas perguntas e respostas sobre o LibreOffice. Repositórios mais completos de perguntas e respostas e de documentações sobre o LibreOffice são:


Treinamentos

Treinamentos de LibreOffice estão sendo realizados pelo DDRH em parceiria com o CERCOMP.