aterramento

By Ligia Nunes. On 12/23/11 00:01 .

Aterramento

       Aterramento, impossível viver sem

        Para garantir-se o bom funcionamento de um sistema informatizado, é de vital importância termos uma infra-estrutura elétrica e lógica apropriada.

        Esta infra-estrutura consiste basicamente em utilizarmos materiais de qualidade e corretamente dimensionados, como por exemplo: quadro de força independente; cabos elétricos flexíveis; tomadas tripolares polarizadas de acordo com os padrões de informática; tubulações ou canaletas separadas para cabeamento elétrico e lógico; conectores, rack's e patch panel devidamente montados e configurados; e principalmente possuir um sistema de aterramento eficiente.

       O aterramento é o principal fator de segurança para sua rede, pois ajuda na proteção contra surtos, sobrecargas, transientes, descargas atmosféricas, etc. Estas irregularidades "caminham" para o ponto de menor resistência e no caso de não existir um bom aterramento, irão alojar-se nos equipamentos, provocando queima de placas, travamento de redes, etc. Mesmo os melhores no-breaks necessitam ser conectados a um aterramento garantindo proteção e isolação total entre a entrada e a saída.

        Portanto previna-se e verifique se o seu sistema de aterramento está cumprindo com a sua função.

Fonte:GTI