SEI

UFG celebra um ano do Sistema Eletrônico de Informações

Por Leonardo Rodrigues. Em 21/09/18 11:32.

Data é comemorada com a disponibilização do aplicativo SEI para smartphones e o Painel de Gestão para acompanhamento dos dados da plataforma

A Universidade Federal de Goiás (UFG) celebra no dia 20 de setembro um ano da implantação e do início do uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A utilização do sistema, além de atender a legislação (Decreto nº 8539/2015), contribui para a modernização administrativa, proporcionando maior agilidade e segurança nas rotinas de trabalho e no atendimento ao público.

Ao completar um ano de implantação do SEI, a Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI), por meio do Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq) e do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp), anuncia duas novidades: a disponibilização do aplicativo SEI para smartphones (android e iOS), por meio do qual é possível consultar documentos e a tramitação de processos nas unidades que possuem permissão de acesso; e o Painel de Gestão, que permite o acompanhamento dos dados da plataforma de forma dinâmica e interativa, em tempo real, proporcionado ainda mais transparência.

Em julho deste ano também foi implementado o módulo de Peticionamento Eletrônico, inicialmente planejado e customizado para as demandas dos estudantes de graduação. Em breve também será entregue o barramento de serviços, que permitirá tramitar eletronicamente processos entre instituições, eliminando a necessidade de impressão ou de envio de documentos por e-mail.

Desde que foi implantado, o SEI tem facilitado as rotinas de servidores e estudantes. Victor Felipe cursa Biologia na UFG e usou o sistema para solicitar quebra de pré-requisito. Segundo ele, as dificuldades iniciais foram sanadas com o tutorial que orienta a utilização da plataforma. "O procedimento do peticionamento em si é fácil, prático e direto. O meu peticionamento foi rápido e recebi atualizações constantes do processo. Fiquei satisfeito!", relata.

Conquistas e desafios

O diretor do Cidarq, Paulo Eduardo de Oliveira Neto, observa que a crescente demanda pela realização de atos administrativos em ambiente eletrônico tem provocado uma revolução em toda a administração pública.

“Hoje temos o conceito de cidadania digital. Vemos a contínua diminuição no uso do papel e maior uso de softwares e aplicativos para acesso à informação e realização de atividades. O foco é a simplificação de procedimentos e a melhoria dos serviços prestados com especial atenção à experiência dos usuários. O SEI é mais uma ferramenta para contribuir para essa mudança”, explica.

E ainda há muito o que avançar. Segundo o diretor do Cidarq, é preciso encaminhar soluções para tornar os dossiês estudantis eletrônicos e gerir de forma adequada, do ponto de vista arquivístico, os documentos eletrônicos produzidos na Universidade. Outro ponto a ser melhorado é a crescente necessidade de integração com outros sistemas institucionais.

O secretário de Tecnologia e Informação, Leandro Luis de Oliveira, destaca que o SEI trouxe agilidade no trâmite dos processos, com economia de tempo e diminuição significativa do uso de papel. Outra vantagem do sistema é a segurança. “Com o SEI, a probabilidade de extravio de processo é nula. O controle de acesso também é muito importante, já que todas as ações ficam registradas”, pontua.

Trabalho integrado

O diretor do Cidarq ressalta a atuação do ex-reitor Orlando Amaral e do atual reitor Edward Madureira Brasil no apoio à implantação do SEI na UFG, compreendendo a importância do momento de transição vivido pela administração pública.

Ele cita ainda o importante papel desempenhado pelos servidores do Cercomp, Cidarq e membros da Comissão do SEI, que se esforçaram para entregar à Universidade uma configuração limpa e fluida, planejada com o entendimento de que o processo de mudança do uso do papel para o trabalho em ambiente eletrônico é gradual e contínuo.

Paulo destaca também o papel da Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas (DAD) e da Secretaria de Comunicação (Secom) na promoção de ações de capacitação para os servidores e elaboração de material de divulgação.

Para acompanhar notícias e novidades relacionadas ao SEI, acesse o Portal UFG Virtual.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias